obituário

Morreu a pedagoga Maria Medianeira Ribeiro dos Santos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Maria Medianeira Ribeiro dos Santos, 54 anos, nasceu em Santa Maria em 7 de novembro de 1964. A pedagoga era viúva de Neilor Santos, com quem teve duas filhas, Franciele, 31 anos, e Jéssica, 27. Ela também teve nove netos, Bárbara, 15 anos, Bernardo, 6, Victória, 12, Kimberly, 8, Vallentina, 6, Agatha, 4, Anthônia, 4 anos, Lavínia, 1, e Vallentin, 3 meses.

A filha Franciele Ribeiro dos Santos lembra da mãe como uma pessoa generosa, guerreira e batalhadora, que sempre fez o melhor pela família, sem medir esforços. Segundo ela, Maria Medianeira amava a profissão. Foi membro do Grupo de Estudos e Práticas em Educação e Psicopedagogia (GEPEPP-UFSM) e do Instituto Harmonia, onde foi responsável pelas oficinas de formação e de eventos comemorativos.

- A mãe passou por este mundo para nos ensinar a sermos mais humanos. Ela cuidava de tudo e todos. Tenho muita gratidão e orgulho pela mulher maravilhosa que ela foi - define Franciele.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

O genro, Dione Maas Ronzani, 35 anos, ressalta que, mesmo com a perdas que a sogra teve durante a vida, ela nunca desistiu de lutar pelos objetivos. Ele sente falta da comida caseira com tempero especial, que ninguém consegue copiar.

- Ela era muito correta e frisava para a gente agir sempre do jeito certo. Cuidava das netas, ensinava valores e não deixava de orientar as filhas - destaca.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

A sobrinha, Elisiane Ribeiro da Silva, 44 anos, tem ótimas lembranças da infância da lado da tia Neia, como a chamavam:

- Ela era presente na rotina dos sobrinhos. Foi minha segunda melhor amiga, depois da minha mãe. Moramos juntas uma época. Eu usava os sapatos de salto dela, quando pequena. Com certeza, vamos sentir muito a falta da tia Neia.

Maria Medianeira Ribeiro dos Santos morreu em 11 de setembro. A família prefere não divulgar a causa. O velório e sepultamento aconteceram no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Próximo

Morreu a professora Iris Faita Zeni